Voltar Para Notícias


Semana de Avaliação e Planejamento 2019.2

(COORDELICE, LIFE E PROFOCO dialogam em mesa redonda na Semana de Avaliação e Planejamento de 2019.2)

26 JUL 2019

Sandra Souza do LIFE


Realizado de 23 a 26 de Julho de 2019, a Semana de Avaliação e Planejamento do Centro de Educação tem o objetivo de avaliar as atividades acadêmicas que ocorreram no semestre de 2019.1 e planejar as ações e metas para o semestre seguinte.

A mesa redonda “O CE em diálogo” aconteceu no primeiro dia de evento (23) das 14h30 às 17h no auditório do Centro de Educação. A conversa, mediada pela professora e vice-diretora do Centro de Educação Cynara Ribeiro, contou com a presença dos responsáveis pelas instâncias LIFE, PROFOCO E COORDELICE, os professores Alexandre Aguiar (COORDELICE) e Thiago Severo (LIFE) e as professoras Rute Regis (COORDELICE), Jacyene Melo (PROFOCO) e Rute Alves (PROFOCO).

No primeiro momento foi exposto cada uma das instâncias, seus objetivos, suas metas e como atuavam dentro e fora da universidade. A fala do professor Thiago Severo, coordenador dos Laboratórios de Ensino Aprendizagem, contemplou a forma como o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores surgiu na UFRN e de que maneira era constituída sua estrutura física — 6 espaços que compõem o LEA (bloco de aulas do curso de Pedagogia) e outros 5 laboratórios distribuídos no Centro de Educação (LATECE, LTE e LAHMED), Nepsa II (LAPE) e Núcleo de Educação da Infância (LAPPEI) —.

O Programa de Formação Continuada coordenado pelas professoras Jacyene Melo de Oliveira e Rute Alves de Sousa oferece cursos de aperfeiçoamento, capacitação e especialização para profissionais da educação básica e estudantes de ensino superior. Durante a mesa as professoras puderam expor os objetivos e a maneira como o programa funcionava além de falaram sobre as metas e as expectativas do programa em relação ao semestre de 2019.2

A Coordenação Pedagógica das Licenciaturas do Centro de Educação também esteve presente na mesa e seus representantes puderam falar das suas ações, principalmente do Ciclo de Diálogos: Universidade escola, um projeto iniciado em 2019.2, mas que planeja ser estendido para os próximos semestres.

O diálogo foi aberto ao público presente no Auditório do Centro de Educação para que pudessem esclarecer dúvidas, expor sugestões e críticas para que o desenvolvimento do semestre acontecesse da melhor forma possível. As ideias expostas foram desde a necessidade de uma articulação entre os departamentos/instâncias até o papel do currículo no curso de pedagogia para essa discussão.

As considerações dadas ao final da mesa foi a ideia que seria necessário pensar em ações transversais e articuladas, em conjunto com os professores, que vão além das paredes que envolvem os laboratórios e a própria universidade, aproximando e dialogando com as escolas e a comunidade externa para assim trabalhar coletivamente.