Voltar Para Notícias


Conhecendo nossos laboratórios: Artes

(Fátima Régis, atriz e cordelista, para a proposta de apreciação estética em teatro)

28 AGO 2019

Sandra Souza do LIFE


O termo Arte vem da expressão latina Art, que significa “habilidade” ou “técnica”. A palavra Educação tem origem do Latim: Educare, derivado de EX, que significa “exterior” e Ducere, que tem como significado “guiar” ou” conduzir”. A arte dentro da educação, de um modo direto e sem aprofundamentos, significaria o ato de conduzir o outro a uma habilidade, ou seja, inserir a arte, qualquer uma das 11 (das clássicas: dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema e fotografia, até as modernas: história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos (games) ou arte digital) sem um viés pedagógico por trás. Pensando justamente na questão de uma formação mais completa, o módulo Arte/Educação foi implementado na nova matriz curricular do curso de Pedagogia da UFRN desde 2019.1.

Direcionado para alunos do 2° período do curso, o módulo que ganha vida nas segunda e sextas no laboratório de Artes do bloco de aulas, chegou há pouco tempo, mas parece encantar a todos que assistem às aulas, oficinas e palestras atentamente. Até o currículo anterior, criado em 2011.2, não havia nenhuma disciplina que fosse direcionada especificamente para a arte (existe, ainda na grade atual, a disciplina de Teoria e Prática da Literatura, mas não contempla todas as vertentes em que a arte está inserida), com a criação desse novo módulo os futuros docentes podem se inteirar do contexto de arte para usá-la em sala de aula.

Em outras IFES, como é o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que já tem o estudo da arte educação implantada, seja em forma de disciplina, ou como na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que estuda a criança e as artes, desenvolvendo a expressão artística delas através dos vários tipos de artes, ou como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tem no seu currículo a disciplina de Ensino da Arte, mostram que estudar arte dentro do curso de pedagogia já é uma realidade.

Ildisnei Medeiros, professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Departamento de Artes da UFRN é o responsável pelo módulo de Arte/Educação para o curso de Pedagogia. Nele, os licenciandos são preparados para um trabalho lúdico e artístico em sala de aula, de maneira que durante o processo ocorra o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos seus futuros alunos. Esse módulo é organizado em 3 etapas formativas: a primeira delas é a contextualização. Pensar sobre teoria e história da arte e da arte e educação. A segunda seria a experiência, onde o aluno experimenta a arte por meio de oficinas artísticas formativas (jogos teatrais, mágica, literatura, entre outros) e também desenvolvam a partir delas a apreciação estética desses espetáculos. Para a terceira etapa temos a execução, na qual o aluno irá pensar possibilidades de mediação cultural e planos de aula interdisciplinares que possam ser praticados no âmbito escolar, além de desenvolver um produto físico de artes visuais para representar esse aprendizado (portfólio, esquetes teatrais, produções audiovisuais).

“O intuito não é formar artistas, mas sim pensar na ideia de um professor artista. O professor vem primeiro e o artista vem como complemento no sentido de: eu só posso ensinar arte e problematizar arte na escola se eu tiver minimamente vivenciado isso de alguma maneira, esse é justamente o objetivo do módulo, propiciar aos futuros pedagogos essa vivência para que eles possam chegar na escola e serem capazes de exercitar o que eles viveram e aprenderam em sala de aula”, comenta Ildisnei.

O professor que saí da pedagogia levando a arte e educação em sua bagagem, chega nas escolas com inúmeras possibilidades artísticas que foram internalizadas durante a vivência no módulo, podem fomentar em seus alunos a criatividade e a apreciação artística. Para o professor: “A arte na escola faz com que os alunos aprendam os códigos dessas linguagens artísticas, pensem sobre o mundo de uma outra ótica e se tornem plateia (...) serão capazes de olhar para uma obra de arte visual, reconhecer o que ela significa e pensar sobre, assistir um espetáculo de dança e entender porque o bailarino faz aqueles movimentos. É uma alfabetização de códigos de linguagens artísticas”. O diferencial da arte dentro da sala de aula, a partir do estudo da arte/educação, para um professor de ensino da arte, é exatamente a interdisciplinaridade e a adaptação dessas expressões dentro de uma proposta pedagógica que envolva todas as disciplinas que são da competência de um pedagogo (português, matemática, história, ciências e geografia).

A aluna do 2° período de pedagogia, Bianca Monteiro, comenta que: “O módulo é muito importante porque assim como ela nos ensina várias maneiras de nos expressarmos, também poderemos ensinar isso aos nossos futuros alunos. Nem sempre eles (alunos) vão saber se expressar sobre algo então essa será mais uma forma de comunicação.”

A arte propõe pensamento, reflexão, criticidade. Do poema à fotografia, do teatro ao cinema, analisar formas de expressão é entender o outro, é ter compressão sobre a sociedade. Ao inserir na estrutura curricular do curso de pedagogia o estudo dessa linguagem, faz com que os futuros docentes consigam guiar seus alunos durante o processo de aprendizagem, não (apenas) para torná-los artistas, mas sim para desenvolver neles a capacidade humana de expressar-se.